quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Setembro


Em setembro, foram dois artigos comunicados no II Seminário Interseções: Corpo e Memória - Recife - PE.
 
A memória na e para a construção de Dramaturgias Corporais, escrito por mim, reúne reflexões teóricas sobre laboratórios em dança desenvolvidos a partir da investigação de memórias e imagens pessoais que alimentam formas peculiares de criar dramaturgias corporais.                            
O artigo nasce da experiência prática de um corpo sensível ao ambiente e relaciona-se com conceitos teóricos propostos pelo neurocientista português António Damásio (2010) tais como: estados de corpo, imagem e a noção do eu autobiográfico na construção da memória.                                                
 Já o artigo escrito coletivamente por Thaynã, Tiago, Gabrielle, Samara tem como título: Cada pessoa, cada memória um processo: Pesquisa interfaces para a improvisação - Investigações sobre a dança e a capoeira Angola. Nele são apresentados a abordagem de corpo, os objetivos e a natureza dos procedimentos desenvolvidos nesta pesquisa que utiliza a  improvisação tanto como recurso para criação, como procedimento compositivo. Além de apresentar como as memórias e singularidades dos mesmos são inseridas na referida pesquisa e como estas contribuem nas investigações sobre a improvisação, a criação e questões políticas do fazer dança.

O evento foi extremamente rico, trazendo uma diversidade de assuntos e para mim, dentre trocas, bate-papos e reflexões, algumas inquietações já latentes em mim, pareceram não tão mais solitárias. Pude escutar e conversar sobre como a dançarinos de hoje, de uma dança atual e revisitada, mas ainda tão parecida com a de ontem, relacionam-se com a cultura popular...desafios...  





Nenhum comentário:

Postar um comentário